A previsão do tempo para as principais áreas produtoras de soja no país indica uma combinação de oportunidades e alerta para os próximos dias. Uma frente fria deve manter as chuvas sobre São Paulo ao longo dos próximos cinco dias e trazer volumes menores, mas significativos, para parte do sul de Minas Gerais.
Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 
Enquanto isso, produtores do Sul, Centro-Oeste e Matopiba têm uma janela de tempo mais quente e seco para avançar nos trabalhos de campo, principalmente na colheita da soja. Nas regiões em azul nos mapas meteorológicos, os volumes previstos de chuva, entre 10 e 15 mm, típicos de verão, não devem atrapalhar o avanço das atividades.
No entanto, a partir da próxima semana, a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve trazer chuvas intensas, com volumes que podem chegar a 100 mm. A área de impacto inclui o Centro-Oeste, o Sudeste e o interior do Matopiba, abrangendo estados como Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o interior de São Paulo.
23 a 27 de janeiro
Do dia 23 a 27 de janeiro, a previsão indica que a chuva pode se manter constante, o que exige atenção redobrada dos produtores. Embora seja um fator positivo para a reposição hídrica e a manutenção do desenvolvimento das lavouras, volumes elevados e prolongados podem prejudicar a colheita, especialmente nas regiões onde o grão já está em fase final de maturação.
Produtores devem aproveitar a janela de tempo mais seco nesta semana para planejar a colheita, monitorar o solo e ajustar operações, garantindo que a chegada das chuvas não comprometa o rendimento das lavouras.
O post Zona de Convergência leva chuvas de até 100 mm para diferentes regiões do Brasil; saiba quais apareceu primeiro em Canal Rural.